Minha lista de blogs

sábado, 15 de setembro de 2012

Há um sol que brilha em São Luís 400 anos, por Ana Felix Garjan

























Grupos ARTFORUM Brasil XXI - 12 anos
Universidade Planetária do Futuro - Ano III
Projeto:
Universidade "Telhados do Mundo" - São Luís

O Espaço Bistrô ArtCult abre suas portas para homenagear os 400 anos de São Luís - Patrimônio Cultural da Humanidade!

Há um belíssimo sol que pousa, todos os dias, na baia de São Marcos, em São Luís do Maranhão, para abençoar sua história, sua cultura, sua arte, e encantar, mais ainda, seus poetas, escritores, músicos, suas instituições, universidades, fundações culturais, os governos do Maranhão e do Município de São Luís - 4 Séculos!


Há um sol que nunca deixará de brilhar em nossa ilha ludovicense!





Que feliz coincidência!

Neste mês de setembro de 2012 -Séc. XXI, os Grupos ARTFORUM Brasil XXI registrando 13 anos de roteiros metodológicos, projetos multiculturais e artísticos, e muitos deles nasceram em São Luís, através do Grupo ArtForum Internacional - São Luís e Associados/ NEAL- Núcleo de Estudos da América Latina/Memorial Cristo Rei/UFMA - Universidade Federal do Maranhão!

Celebramos no mesmo mês de setembro de 2012, o aniversário dos 400 anos de São Luís - Patrimônio Cultural da Humanidade!




Homenagem a São Luís - 400 anos
História, Cultural, Arte, Tecnologia, Futuro


Foi no Palácio Cristo Rei /UFMA, onde nasceu o "Projeto Bienais de Arte do Maranhão", em 1998, após a exposição mundial em Lisboa, Portugal. Ana Felix Garjan, pesquisadora em arte foi a idealizadora desse projeto que foi desenvolvido em dois importantes eventos.


Bienais de Arte do Maranhão 


 *1ª Bienal Multicultural do Maranhão 1999 - Sinergia do Tempo: Passado, Presente, Futuro Homenagem ao Brasil 500 anos, cuja exposição foi realizada nas galerias do Convento das Mercês, em São Luís, no período de setembro de 1999 a janeiro de 2001; 




Ana Maria Felix Garjan
Socióloga, pesquisadora em arte e sociedade, escritora,
poeta, fotógrafa, promotora cultural.
Idealizadora e organizadora das duas primeiras bienais
de arte do Maranhão em São Luís


 * II Bienal de Artes, Design e Arquitetura do Maranhão, Amazônia e Nordeste 2001-2001, com dois núcleos:

- Núcleo histórico, considerando pinturas acadêmicas, instalações e de livros raros de autores maranhenses, que ficou em exposição no piso térreo do Memorial Cristo Rei, sede da Reitoria da UFMA.


- Núcleo contemporâneo, considerando pinturas, esculturas e instalações apresentadas no Salão cultural e galeria do São Luís Shopping Center, onde milhares de pessoas visitaram esse núcleo. As suas bienais do Maranhão atingiram mais de 37 mil pessoas, e foram consideradas como importantes eventos de arte e cultura, com apoios institucionais, organizações culturais, setores de cultura do estado e município e meios de comunicação de São Luís.


A produção das bienais foi realizada pelos Grupos ArtForum Brasil XXI e ArtForum Internacional - São Luís e Associados. Os projetos das duas únicas bienais de arte realizadas em São Luís contaram com a importante colaboração de curadores convidados.

Profa. Imair Baptista Pedrosa, do curso de artes da UFMA  e coordenadora da comissão de organização do Memorial Cristo Rei;

Profa. Luciana Menezes, do curso de artes da UFMA, membro do Grupo ArtForum Internacional - São Luís e Associados; 

Prof. e pintor João Lobato, do curso de artes da UFMA, que participou de reuniões e eventos do Projeto Artforum Internacional- São Luís e Associados;

Pintor e mestre Ambrósio Amorim, (In Memorian), que muito contribuiu com a coordenação do projeto Bienais de Arte do Maranhão, inclusive divulgando diversas matérias no jornal "O Imparcial", onde tinha uma coluna sobre artes visuais;

Os pintores e professores especialmente convidados para a consultoria do Projeto "Bienais de Arte do Maranhão":


- Mário Gravem Borges (Campinas)
- Nelson Godoy(São Paulo)
- Valdir Jagmim ( Brasília)
Margareth Gomes de Figueredo (Profa. do curso de arquitetura da UEMA - Universidade Estadual do Maranhão;
- Bárbara .... professora do curso de arquitetura da UEMA - Universidade Estadual do Maranhão;
- Florenci De Peretti Schlomoff, pesquisadora e pintora francesa residente em São Luís.

Participaram da organização e montagem das bienais os alunos do curso de educação artística da UFMA, na época: Lurdimar Castro, José Antônio Freire, e Outros.

O tempo conta, o tempo encanta!



Coordenação de edição
Ana Felix Garjan


Nenhum comentário:

Postar um comentário